Voces gostaram

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resumo Ensino Médio
REGIÃO SUDESTE.





- B R A S I L -


Região Sudeste
Espírito Santo - Minas Gerais
Rio de Janeiro - São Paulo -
Área total: 927.286 km²
População (2000): 72.297.351 habitantes
Densidade demográfica (2000): 77,96 hab/km²


Maiores cidades (Habitantes/2000): São Paulo (10.405.867); Rio de Janeiro (5.851.914); Belo Horizonte (2.232.747); Guarulhos-SP (1.071.268); Campinas-SP (968.172); Nova Iguaçú-RJ (915.366); São Gonçalo-RJ (889.828); Duque de Caxias-RJ (770.865); São Bernardo do Campo-SP (701.289); Osasco (650.993); Santo André-SP (648.443); São José dos Campos-SP(538.909); Contagem-MG (537.806); Ribeirão Preto-SP (505.053); Uberlândia-MG (500.488); Sorocaba-SP (494.649); Niterói-RJ (458.465); Juiz de Fora-MG (456.432). Vitória, capital do Espírito Santo, possui 291.941habitantes (961.682 habitantes na área metropolitana que engloba Vila Velha e Cariacica).
Região Sudeste do Brasil é uma das regiões definidas pelo IBGE, composta pelos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Para se fazer essa divisão foram usados critérios como semelhanças naturais, tais como relevo, clima, vegetação e solo, bem como afinidades socioculturais.

O povoamento do Sudeste brasileiro começou em 1532, com a fundação da vila de São Vicente pelos jesuítas portugueses. A partir do século XVII, na região de São Paulo, iniciou-se o fenômeno das bandeiras, que eram expedições pelo interior do Brasil à procura de novas riquezas e de indígenas para serem escravizados. No final do século, os bandeirantes paulistas encontraram pedras preciosas na região de Minas Gerais, dando início ao ciclo do ouro.
Com a mineração, as atenções da Coroa Portuguesa se voltaram para a Região Sudeste, tendo em vista que as plantações de cana-de-açúcar no Nordeste estavam em plena decadência. Ocorreu um grande movimento de pessoas para a região das Minas, e a capital da colônia foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro em 1763. No final do século XVIII a exploração do ouro entrou em decadência.

Em 1808, fugindo da invasão napoleônica, a Família Real Portuguesa se instalou no Rio de Janeiro. A época foi marcada por diversas mudanças econômicas na Região, com a abertura dos portos para as nações amigas no mesmo ano e a elevação do Brasil à Reino Unido de Portugal e Algarve em 1816. Com a Independência do Brasil em 1822, a Região Sudeste tornou-se o centro financeiro do País. Apoiado pela elite rural do Sudeste, D. Pedro I tornou-se o primeiro Imperador do Brasil, abdicando o trono à favor de seu filho, D. Pedro II em 1830 que, após um conturbado período regencial, assumiu o trono em 1841.

Mariana, cidade histórica do século XVIIIA partir da década de 1840, as plantações de café se espalharam por toda a região, principalmente no Oeste Paulista, tornando-se a base da economia brasileira. Usou-se, inicialmente, do trabalho escravo mas, com a abolição da escravatura em 1888, a falta de mão-de-obra foi preenchida com a vinda de uma grande massa de imigrantes europeus, principalmente italianos. Em 1889 a Monarquia é derrubada e é proclamada a República, dando início à Política do Café-com-Leite, em que as oligarquias de São Paulo e Minas Gerais se revesavam no poder.


década de 1920, com a quebra da bolsa de Nova Iorque, o preço do café despencou no mercado internacional. O presidente Getúlio Vargas iniciou um processo de industrialização em São Paulo que, posteriormente, se espalhou pelos outros estados do Sudeste.


Geografia Relevo

O Sudeste é caracterizado fisicamente pela existência de montanhas antigas e arredondadas pela erosão, os chamados mares de morros, notadamente em Minas Gerais e Rio de Janeiro. No pico destas montanhas, existem cortes inclinados mais altos, que geram formações como a Serra da Mantiqueira, a Serra do Mar e a Serra do Espinhaço. O Sudeste possui a maior média de altitude do país.

Clima
Rio de JaneiroO clima da região tem como prevalência o tropical de altitude, no interior e o tropical oceânico no litoral. No sul de São Paulo e em áreas elevadas, como Campos do Jordão o clima é subtropical. O norte de Minas Gerais possui clima semi-árido e faz parte do Polígono das Secas. Nas áreas mais elevadas do planalto atlântico,ocorre o clima tropical de altitude,que tem temperaturas mais baixas que as demais áreas.


Vegetação
A vegetação predominante é a Mata Atlântica, mas novamente há exceções como a Mata de Araucária no sul de São Paulo e nas regiões serranas, e a Caatinga no norte de Minas Gerais.
O norte de Minas Gerais possui características do Nordeste, fazendo parte da bacia do Rio São Francisco e era território do Estado de Pernambuco até o inicio do século XIX.

interior de São Paulo, notadamente a região entre o Rio Tietê e o Paranapanema (região de Bauru, Marília, Itapeva, Presidente Prudente) é região de transição entre o Sudeste e o Sul, possuindo características destas duas regiões.
Hoje em dia restam pequenos trechos da Mata Atlântica porque a maioria da mata foi substituida por áreas urbanas,pastagens e plantações. No litoral,nas partes mais alagadas encontramos os manguezais.

Hidrografia
A região apresenta vários rios importantes, como o Rio Tietê, Rio Paraíba do Sul, Rio Paraná, Rio Piracicaba, Rio Doce.
A região também apresenta a nascente do rio São Francisco, na Serra da Canastra em Minas Gerais.

Os rios da região são utilizados para navegação, mas principalmente para a produção de energia elétrica através de usinas hidrelétricas. Nessa região está localizada Furnas.


Demografia

A região sudeste é a mais populosa do país, apresentando, segundo o IBGE, no ano de 2005, pouco mais de 78 milhões de habitantes, equivalendo a quase 42% da população brasileira (população maior que países como Itália e Espanha). A região apresenta, também, os três estados mais populosos (São Paulo, com 40 milhões de habitantes; Minas Gerais, com 19 milhões de habitantes e Rio de Janeiro, com 15 milhões) e as duas maiores cidades do Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro). A maior concentração populacional encontra-se no eixo Rio-São Paulo, onde estão localizadas as regiões metropolitanas da grande São Paulo, grande Rio de Janeiro e Vale do Paraíba, que equivalem a 23% da população brasileira.



São Paulo é a maior cidade do BrasilA participação política (número de eleitores) da Região Sudeste em 2002 era de 50.696.080 (IBGE/2002), a maior do país. A tabela a seguir mostra quantos eleitores tinham em cada estado da região:

IBGE/2002 Estados Nº de eleitores

São Paulo 25.655.553
Minas Gerais 12.680.584
Rio de Janeiro 10.213.518
Espírito Santo 2.146.425


Grupos étnicos
Assim como em todo o Brasil, ocorreu forte miscigenação entre os indígenas, portugueses e africanos. Os índios que habitavam a Região Sudeste possuíam distintos aspectos culturais, como é o caso dos carijós, conhecidos pelos portugueses por serem pacíficos e abertos à catequese ou os aimoré (ou botocudos), que causaram terror aos colonizadores por atacarem e destruírem vilas inteiras.
Os portugueses chegaram na forma de colonizadores a partir da fundação de São Vicente, em 1532. Com o desenvolvimento da mineração no século XVIII, o número de reinós que chegaram a Região cresceu muito e, com eles, o número de escravos africanos. Vindos sobretudo da Costa da Mina e de Angola e pertencentes ao grupo bantu, os negros representam uma grande porcentagem da população desde os primeiros anos de colonização.
Bairro da Liberdade, em São PauloNo século XIX a imigração européia e asiática passou a ser incentivada. Os alemães começaram a chegar a partir de 1818, os italianos em 1875, os espanhóis em 1880, os sírios, libaneses e japoneses no início do século XX. O Sudeste foi a região brasileira para onde se dirigiu a grande maioria do denso fluxo imigratório que chegou ao Brasil entre o final do século XIX e início do século XX. Italianos e portugueses formaram a maioria dessa massa de imigrantes, pois a escravidão estava abolida e precisava-se de trabalhadores para abraçar as plantações de café e as nascentes indústrias brasileiras.
Cor da pele e origem étnica
A população do Sudeste brasileiro é basicamente uma mistura de europeus, indígenas e negros.

Segundo o IBGE, a população sudestina é majoritariamente de cor branca (64%). Os negros e pardos compõem juntos 35,2% e os amarelos ou indígenas 0,8%.
IBGE 2000 - Sudeste brasileiro Brancos Negros Pardos Amarelos/Indígenas
64% 6,2% 29% 0,8%





Há uma grande população de origem portuguesa, espalhada pelos quatro estados. São descendentes tanto de antigos colonos portugueses, como de imigrantes que chegaram principalmente no início do século XX.

Os negros e mestiços de africanos são bastante numerosos nos quatro estados.

Vista de São PauloNa Região vivem 161,2 mil indígenas[1], espalhados pelos quatro estados.
É notável a comunidade italiana, que chegou entre o final do século XIX e início do século XX. Estão presentes em todo o estado de São Paulo, no Sul de Minas Gerais, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e nas região das serras do Espírito Santo. A Região Sudeste do Brasil abriga a maior concentração de italianos fora da Itália.
Há uma expressiva comunidade de origem suíço-alemã nas serras do Rio de Janeiro e de alemães e pomeranos nas serras do Espírito Santo. Esses imigrantes chegaram em meados do século XIX, e seus descendentes ainda preservam o idioma alemão em certas localidades.
A Região Sudeste abriga uma enorme comunidade de ascendência árabe, principalmente localizada em São Paulo e, em menor medida, em Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Esses imigrantes chegaram da Síria e do Líbano no início do século XX e passaram a se dedicar ao comércio. São em sua maioria árabes cristãos.
Há uma notável comunidade asiática em São Paulo. São majoritariamente japoneses e seus descendentes, que imigraram em grande número para o Brasil durante o século XX. A Região Sudeste abriga hoje a maior população japonesa fora do Japão.

Teresópolis, nas serras fluminenses


Migrações
A Região Sudeste é o principal destino dos migrantes nacionais e internacionais no Brasil. A maior parte do fluxo vem do Nordeste do Brasil.


Agropecuária
O setor agropecuário apresenta-se muito desenvolvido e extremamente diversificado. A existência de um setor agrícola forte nessa região deve-se à existência de vastos solos férteis (a terra roxa). Embora o café tenha sido a força econômica pioneira da ocupação do estado de São Paulo e de seu grande desenvolvimento econômico, o seu cultivo tem se reduzido cada vez mais (sendo atualmente a principal área produtora a região do sul de Minas) e, atualmente intercala-se com outras culturas ou foi inteiramente substituído.


Plantação de café em São João do Manhuaçu, interior de Minas GeraisDestacam-se, na produção agrícola regional, a cana-de-açúcar, a soja e a laranja. O Sudeste é responsável pela maior parte da produção de cana-de-açúcar do país, concentrada na Baixada Fluminense, na Zona da Mata mineira e no estado de São Paulo (50% do total nacional). Já o cultivo da soja apresenta crescente avanço, pois é largamente utilizada na indústria de óleos e de rações para animais, sendo uma grande parte exportada. Em sua maior parte destinada à industrialização e exportação de suco, a produção de laranjas é realizada pricipalmente no estado de São Paulo, que responde por 80% do total nacional. Também são produtos de destaque na agricultura do Sudeste, o algodão, o milho, o arroz, a mamona e o amendoim, entre outros.

Praias em Guarapari, o turismo é muito importante na região litorânea capixaba

Pecuária
A pecuária também tem grande destaque na região, sendo o rebanho bovino o segundo maior do país. A grande produção de carne bovina (pecuária de corte) e suína permite a instalação e o desenvolvimento de frigoríficos e indústrias de laticínios (pecuária leiteira). A criação de aves (avicultura) e a produção de ovos são as maiores do país (aproximadamente 40% do total nacional), concentrando-se no estado de São Paulo.


Indústria
O Sudeste é a região mais industrializada e desenvolvida do Brasil, com a existência de cinco grandes metrópoles que são: São Paulo capital, Campinas (São Paulo), Santos (São Paulo), Rio de Janeiro capital e Belo Horizonte capital de Minas Gerais e diversos centros regionais expressivos como Ribeirão Preto (São Paulo), Uberlândia (Minas Gerais), Juiz de Fora (Minas Gerais), Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro) e Cachoeiro de Itapemirim (Espírito Santo). Como descritos as cidades, os estados de São Paulo, Minas Gerais e do Rio de Janeiro, expressando mais de 50% do PIB brasileiro.


As principais atividades industriais da região são:

Siderurgia e metalurgia: É nessa região que está localizada a primeira indústria do gênero, a CSN, na cidade de Volta Redonda, devido a proximidade com uma grande área mineralífera, o quadrilátero ferrífero, no estado de Minas Gerais. Também está instalada na região a Usiminas, em Ipatinga, e a Companhia Siderúrgica de Tubarão, em Vitória.
Petrolífera: O petróleo é explorado em plataformas continetais localizadas sobretudo na bacia de campos, no Rio de Janeiro (que produz 80% do petróleo consumido no Brasil). O estado do Rio de Janeiro apresenta grande importância na prospecção de petróleo, enquanto que o estado de São Paulo apresenta uma grande importância na atividade de refino, estando localizado nesse estado as principais refinarias do país, dentre elas, a REPLAN (refinaria do planalto), de Paulínia, a maior do país. Além do petróleo, há a extração de gás natural da bacia de Santos e há até alguns anos atrás, havia a extração de betume no vale do Paraíba.

Vista da Praça da Liberdade em Belo HorizonteAlta tecnologia: É nessa região que está localizado o "vale do Silício" brasileiro, constituído pelas cidades de São Paulo, São José dos Campos, São Carlos e Campinas. Essas quatro cidades concentram indústrias de informática, telecomunicações, eletrônica e de outras atividades que envolvam alta tecnologia; além de possuírem importantes centros de pesquisa e importantes universidades, como o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), em São José dos Campos.

Transportes

Vista da pista da Rodovia dos ImigrantesPor concentrar a metade da população brasileira e as cidades mais industralizadas e bem desenvolvidas do país, a Região Sudeste é a que apresenta a mais alta taxa de urbanização e a melhor infra-estrutura de transportes do Brasil.

Sua rede ferroviária, que se desenvolveu principalmente em função da expansão do café, representa praticamente a metade de todas as estradas de ferro do Brasil. O Sudeste conta ainda com cerca de 35% das rodovias, concentradas prinpalmente no estado de São Paulo. Algumas delas — Rodovia dos Imigrantes, Rodovia Castelo Branco e outras — são comparáveis às melhores e mais seguras da América do Sul e das Américas. Nos últimos anos, entretanto, o decréscimo dos investimentos governamentais não tem permitido a ampliação da rede rodoferroviária e tem prejudicado a manutenção da já existente.


O bondinho do Pão de Açúcar no Rio de JaneiroO desenvolvimento industrial da região, associando a uma política francamente exportadora do governo federal, funcionou como alavanca da grande expansão portuária do Sudeste, onde Santos e Rio de Janeiro se projetam como os portos de maior movimento do país. A região é bem servida também por modernos e bem equipados aeroportos internacionais e por diversos aeroportos que atendem ao intenso tráfego aéreo doméstico e local. Por outro lado, a navegação fluvial é muito pouco explorada, embora haja trechos navegáveis em rios como o Tietê e o Paraná, para os quais há projetos de criação de uma hidrovia.


Energia

Vista da cidade de SantosPor estar concentrada quase metade da população nacional, além de estar concentrado o maior e mais diversificado parque industrial do país e de concentrar um amplo sistema de transportes, a região necessita de bastante energia. A maior parte da energia consumida na região (assim como acontece no país) é produzida por usinas hidrelétricas, como Furnas, Ilha Solteira, Três Marias, Marimbondo, Jupiá e outras; aproveitando-se do relevo acidentado e da presença de rios caudalosos.

Uma parte pequena da energia produzido na região vem das usinas termonucleares Angra I e Angra II.

Turismo


Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, um dos pontos turísticos mais visitados do MundoUma outra atividade econômica importante na região é o turismo. É nessa região que se localiza vários dos pontos turísticos mais visitados do país. O Rio de Janeiro é mundialmente conhecido por suas belas praias e o carnaval. São Paulo é o centro financeiro do Brasil com diversos centros culturais e de entretenimento. Em Minas Gerais localizam-se as mais importantes cidades históricas do Brasil, como Ouro Preto, Tiradentes e Diamantina. O Espírito Santo atrai milhares de turistas todos os anos devido à suas praias.
Cultura

MASP, o Museu de Arte de São Paulo, na Avenida PaulistaNa Região Sudeste não existe uma cultura uniforme, devido à sua grande população e extensão territorial. Os tipos regionais incluem o mineiro, tradicional e reservado, o paulista, trabalhador e apressado, o fluminense, descontraído, o capixaba, comunicativo e o caipira, simples e camponês.

Artes populares incluem as congadas, a festa do Divino Espírito Santo, reisados, cantadores de viola caipira, lundus, sambas etc. A culinária é muito rica, sobretudo pela comida mineira e em pratos como a feijoada.
A maior parte da população professa a fé católica, embora há crescentes aderentes do protestantismo e seguidores do judaísmo, budismo, islamismo, candomblé, umbanda, etc.